De volta ao trabalho e lá vamos nós!!!!!!!!
Atualmente muito se fala sobre "CONHECER O CLIENTE" e muito blá blá blá....
Mas vamos supor que vc conheça seu cliente, seus anseios e necessidades.
Estaria a sua empresa disposta a atender tais demandas?
Ou ela quer apenas vender o que tem, do jeito que tem e ponto final, em um encaixe impossível de peças?
Acredito que todos tiveram ou jogaram, quando crianças, aquele brinquedo de encaixes que era uma casinha com peças. Se não jogou ao menos já deve ter visto uma criança de dois anos tentando encaixar a o circulo na estrela......
Pois é..... algumas empresas tentam fazer algo que uma criança de quatro anos já sabe que é impossível:
Encaixar um quadrado no círculo.
Mesmo conhecendo o cliente e o produto, em outras palavras, as peças do jogo que devem se encaixar perfeitamente.
Todo esse prolegômeno para contar mais um pouco do meu dia a dia aqui no Brasil "trabalhando" na Nigéria ou se preferir com o mundo Nigeriano.
A Nigéria possui sua matriz elétrica baseada em geradores movidos a diesel. Imagine uma cidade do tamanha do SP com todo o seu abastecimento dependente de diesel e gasolina.
É possível entender por que não há céu azul em Lagos.
Mas também é possível imaginar o tamanho do mercado para grupos geradores!
Tendo isso em vista iniciamos as tratativas com um produtor de geradores no Brasil.
Após inúmeras confusões, cálculos estimados erroneamente e um custo absurdo, conseguimos exportar algumas unidades para a Nigéria.
Após inúmeras ligações e contatos consegui vender nossa primeira unidade, por um valor que não deu uma boa margem mas também evitou um prejuízo.
Como sempre, principalmente no que diz respeito a equipamentos, a novela não acaba com a venda.
Após a entrega e instalação o cliente começa a reclamar acintosamente sobre o barulho do gerador.
O equipamento é anti ruído, mas o isolamento acústico não foi feito com uma espuma. Espuma essa que esta presente nos equipamentos vendidos por lá.
O cliente, por não ver a espuma, ouve mais barulho!!!!
Como?
É isso mesmo! As especificações técnicas, modo de construção etc garantem a emissão de ruído dentro das especificações vendidas sem a necessidade da aplicação da dita espuma.
Ocorre que nosso cliente é extremamente visual e para satisfaze-lo buscamos o fabricante , explicamos a situação e solicitamos o produto para envio.
Ai para nossa surpresa, o fabricante simplesmente não quis entender o cliente e a necessidade DELE, pois para o fabricante esta necessidade seja inútil (quem somos nós para definir o que é necessário para cada um?).
Ou seja, mostramos a necessidade do cliente e explicamos o porque, mas este fabricante simplesmente ignorou-as, sentado em trono técnico e engessado.
Esse é um exemplo de empresa que, no discurso, quer atender às necessidades de seu cliente. Mas na pratica quer apenas fazer mais do mesmo como em uma pastelaria: Carne ou queijo?
Não é fácil, simples e nem barato entender e ATENDER ao cliente.
E sua empresa esta preparada para ATENDER ou quer apenas entender, por que um "consultor" disse que isso é importante?
É mas isso é coisa de empresas...... Mas..... e vc?
Atende ou simplesmente entende se faz sempre apenas do seu jeito?
Acho que vale a reflexão.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário