segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PRIMEIRO DIA DE TREINAMENTO



Hoje começou o primeiro dia de aula!!!!!

Começamos com um maravilhosos café da manhã de pão com ovo e café solúvel !!!

Seguimos para Maza Maza que fica perto do hotel, cerca de 4 km mas como o transito nao ajuda então 40 minutos para chegar.

Chegamos as  8:40 mas a turma só foi chegar para podermos começar as 10:15.

Foi uma tradução simultânea show de bola, posso confessar que estou aprendendo a arrumar alguma coisa em um ônibus.

A turma de 13 mecânicos estava bem atenta e receptiva a cada instrução, claro que de tempos em tempos vinha uma pergunta completamente fora do contexto, mas como eles mesmo entenderam que temos um programa vinha aquela vaia de todos para o perguntelho sem noção.

Divertido demais!!!!

Acada nova ferramenta apresentada, cada peça demonstrada a curiosidade e vontade de pegar na mão era incrível. A cada atividade proposta não faltavam voluntários e a todo momento tinhamos que organizar a fila para que todos pudessem testar e perceber o que estávamos falando.






Um imprevisto atrás do outro como por exemplo, descobrimos que o carro que estavamos usando para o treinamento iria embora no fim do dia e no dia seguinte teríamos outro carro e outro e outro....
Ou seja sem tempo para desmontar montar e explicar tim tim por tim....

Mas como a animação a turma era grande pedi aos chefes de oficina que estavam presentes que iríamos precisar de um carro pelo menos 3 dias e outro por mais 3 dias. O que aparentemente conseguimos vamos ver.

Após a parte da manhã liberamos a turma para o almoço com a seguinte instrução:

- Pessoal 13:00hs todos aqui! Mas 13:00 da Inglaterra e não 13:00 Nigerianas! O que foi seguida de muita risada.

Ai despencou a maior chuva e do nada aparece uma mocinha com uma sacola com as marmitas com arroz Pimenta, Frango Pimenta e peixe com pimenta.... Haja escapamento para suportar a saida disso tudo!!!!!!




Na parte da tarde testamos um carro que o motorista alegava estar com super aquecimento (justamente o foco do nosso treinamento). O Steve (professor) fez o diabo para causar um superaquecimento no carro e nada...

Ai chega a conclusão: É um problema de como o motorista esta dirigindo....

Ai vamos bem sutilmente conversar com o motorista:

- Me conta, como vc muda as marchas.....

- Ah assim e assim.... nesse e nesse momento

PIMBA!!!

O Steve me diz o problema e agora vamos conversar com um motorista que ta nessa vida a 40 anos...

-  Senhor Kegsli, tenho duias notícias uma boa e outra ruim qual o senhor quer primeiro?
- A BOA!!
- O carro não tem problema mecanico de superaquecimento...
- Eu sei que vc é um excelente motorista, esta na empresa a muitos anos
- Sim sou um dos mais antigos da casa.
- Claro e tenho certeza que um dos melhores, pois se não fosse não estaria dirigindo um carro como esse, eu sei que somente os MELHORES podem dirigir este carro.
- EXATAMENTE, Só os melhores (Me disse sorrindo orgulhoso)

- Pois é mas o senhor pode melhorar mais ainda e ainda economizar muito combustível (Eu só seguindo as orientações do professor e colocando um pouco de doce na história).

- É mesmo e COMO???

- Se vc dirigir assim , assim e mudar as marchas nesse e nesse momento... Não terá mais problema de super aquecimento, seja gentil com seu ônibus e vc vai ver como ele vai ser muito melhor com vc tb.
Faça o teste e anote meu telefone.... vamos nos falar caso volte a esquentar vc TOPA?

- Claro pode deixar vou fazer tudo como vc me orientou.

Se vai fazer mesmo não sei mas ao menos ele vai tentar fazer para economizar combustivel , pois parte do dinheiro que ele ganha vem justamente dai. É difícil ensinar truque novo para cachorro velho

Voltamos ao time de mecânicos e vamos a parte um pouco mais prática da coisa.

E ai foi um pena eu ter que ficar traduzindo pois  se pudesse ficaria apenas observando o professor ensinando, buscando maneiras de explicar da forma mais prática possível. Mas foi muito bacana a interação..

- Lucas fala que a qui são 9 BAR´s de pressão.
- Não dá é muito complexo..
- Fala que a pressão atmosférica fora é maior
- Também não dá....
- Pressão alta e pressão baixa!
- Show, agora até eu entendi!!!!!

E assim foi o dia todo um exemplo atrás do outro, sempre ambos tentando juntos a melhor forma para explicar dentro do entendimento dos alunos.

Sem forçar tecnicismos ou formas muito elaboradas, afinal o objetivo não é mostrar conhecimento mas sim criar possibilidades para o entendimento e usar o conhecimento na transformação de uma nova maneira de agir.

Assim se encerrou o dia de atividades.

Pois o dia de trabalho ainda continuou até as 23:00 discutindo como seria o dia seguinte.

Nunca jamais em minha vida poderia imaginar que teria tanto prazer em discutir sobre motores kkkkk

Abaixo algumas imagens do dia....




















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