
Após uma semana muito produtiva em Onitsha, seguimos para Lagos.
Praticamente nos sentindo em casa. Transito, sujeira, confusão e um calor IMPRESSIONANTE!!!!
Chegar no terminal local do aeroporto de lagos é sempre uma confusão!!! Mas é impressionante como a coisa esta melhorando.
Hoje as malas chegam pela esteira e não ficam mais jogadas no centro do saguão como anos atrás.
Cada pequeno incremento faz uma grande diferença!!! No passado ficávamos como moscas tentando pega a mala. Mas as moscas tem sua ordem e os humanos NÃO!
Chegamos por volta das 17:00 hs Nosso motorista as 17:45.
Até chegarmos no hotel 20:00!!!!
Não foi culpa do transito, mas do motorista, que não tinha a menor ideia de onde ficava o hotel*rs*!!!!!!
Deu tanta volta que acabou contratando um Okada (Motoboy) para nos levar até o hotel. Mas teimoso como é demorou bastante para aceitar essa sugestão.
Tá certo que teve que contratar 2.
O primeiro simplesmente sumiu, estavamos seguindo ele mas ele não estava muito preocupado com isso e foi seguindo sem nos esperar *rs*.
Ai eu imagino o que ele deveria estar pensando:
-"Vão me pagar para ir até o hotel, então eu vou e recebo o dinheiro lá..." kkkkk Meio louco mas deve ter sido isso mesmo que ele pensou.
Desta vez foi uma grata surpresa ao chegar ao hotel!!!!!
Um verdadeiro Oasis no meio de Festac!
Um Excelente Hotel, em um condomínio fechado, com um supermercado, restaurantes e até um cinema!!!!!!
Nada mais de HOTEL TRANSILVANIA, UFA..... Ao menos um quarto limpo e comida de verdade!!!!
Sem contar o supermercado, que se tornou nossa distração todo final de dia, sempre que chegávamos íamos andar por lá para distrair um pouco kkkkkkkk.
A missão em lagos "parecia" que seria mais simples.
Visita a dois clientes para uma revisão dos treinamentos anteriores e ver como estavam indo as operações.
No primeiro cliente ficaríamos 3 dias.
Já na segunda feira, a primeira surpresa.
Era feriado em Lagos e nem o motorista apareceu para nos pegar no hotel!!!!!!! Um dia quase perdido....
Para resolver o problema com o motorista, chamei meu fiel escudeiro, o outro Steve (pai da Favor).
Ele estava no interior e disse que viria para me atender, já que estava sem receber na empresa *rs* mas viria para trabalhar para nós.
Na terça feira cedinho lá estava ele, e lá vamos nós para o cliente em Maza Maza.
Lá chegando, novamente "parecia" que seria facil, pois a oficina estava mais organizada, os carros parados de maneira diferente e mais em ordem.
Mas descobrimos a razão:
Alguém, conectou os cabos da bateria de um onibus de maneira errada e conclusão, dois carros pegaram fogo!!!!
Só não foram mais pois estavam longe de outros, ai resolveram organizar os carros para evitar mais.
A famosa tranca na porta depois que o ladrão aparece......
Fomos ao encontro dos mecanicos que já treinamos duas vezes....
Começamos a conversar sobre os problemas que estavam tendo e como poderíamos ajudar, rever os ensinamentos do passado e ver como estavm as implementações deles...
ZERO!!!!!!!!
NADA!!!!!
NIENTE!!!!
NOTHING!!!!
Sujeira.......
Mas não somos somente nós que temos problemas.............
Produtos que deveriam estar armazenados de maneira cuidadosa, expostos ao tempo, ao pó, chuva e toda sorte de detritos
Claro que quando alertamos a resposta estava na ponta da Lingua:
- Nós não usamos este, usamos o que esta ali nos galões no sol!!!!!
Ah é? Então o que fazem com este produto que esta exposto ?
................................. (vento)
A cada carro que olhavamos, uma surpresa maior.....
Nada esta sendo feito.
E o relaxo e descuido com coisas simples continuava o mesmo.....
Como digo:
É um trabalho de formiguinha, lento, paciente e incansável.
Em determinado momento a indignação do Steve foi tamanha que ele pediu para eu perguntar:
- Por que vcs não estão fazendo isso, isso e isso que ensinamos?
Uma resposta surpreendente olhos nos olhos:
- Vcs não nos ensinaram nada disso!
A vontade era voar no pescoço!!!!!!
Mas disse ao Steve:
- Não vamos entrar em bola dividida e muito menos em uma discussão que não vai levar a nada.
E reiniciamos todas as orientações como se jamais tivessemos dado alguma delas....
E assim foram os demais dias.
Repetindo, repetindo e repetindo.
Como nossos pais um dia repetiram....
Como nossos professores um dia repetiram.....
Na esperança que uma hora entendêssemos e usássemos o que estavam tentando nos ensinar.
Por lá nosso almoço é uma garrafa de água ou uma coca cola.
Como a agua que tinhamos tomado de manha estava meio estranha fomos "almoçar" nossa coca cola.
A moça da vendinha me deu duas garrafas de coca de vidro quente como já!!
Quando fui pedir para trocar elas escorregaram da minha mão e estouraram......
Conclusão: Além de passar o resto do dia com a roupa misturada suja de graxa, óleo. Agora estava embebido em coca cola....
E claro dois belos talhos no dedo e na mão!!!!
Fui para a "enfermaria" que mais parecia uma tenta de curandeiro*rs*
Mas a "enfermeira", limpou com todo cuidado, passou alguns produtos que pareciam cola, e depois uma bela dose de violeta gensiana (faziam anos que não via isso)!!!!
Agradecia a cada instante minha vacina de tétano e a dor que sentia quando tomava as doses. Valeu a pena!!!!! *rs*
Uma oficina, em Maza Maza, não é um bom local para se machucar.......
Mas tudo resolvido e sem maiores danos, apenas mais cicatrizes da batalha....
Esses dois dias, nos lembraram do desafio que temos pela frente,
Da importancia da perseverança,
Do quanto a paciência é necessaria,
Como o limite de cada um deve ser respeitado,
Que a criatividade, deve ser aplicada a cada instante, para mostrar a mesma coisa de maneira diferente e quem sabe eles entendam e guardem o que é transmitido de varias maneira diferentes.
Se você explicou e não foi entendido.
O problema pode estar na sua explicação e não no seu interlocutor.
Sempre digo que, a melhor maneira de explicar algo na Nigeria é pensar da seguinte maneira:
- O que vc vai falar uma criança de 6 anos vai entender?
Se a resposta for NAO, pense novamente antes de explicar, até que seja inteligivel para uma criança de 6 anos!!!!!
Em outras palavras:
"A simplicidade é o último degrau da sabedoria."
Khalil Gibran
Mais importante que ter razão é conseguir transmitir sua mensagem.
E assim, novamente fica nosso agradecimento. Por aqueles que aparentemente nada tem, mas muito nos dão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário